quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Escritório holandês Zecc Architecten transforma igreja em loft


 Resquícios do passado sacro do edifício aparecem em detalhes como a mesa de jantar (à esquerda) feita a partir de bancos da igreja. Tudo contrasta com o branco puro e minimalista dos revestimentos. Ao fundo, o estar, que ocupa o espaço onde ficava o altar, é iluminado pela nova janela.


No piso do ambiente de estar, em primeiro plano, o reflexo colorido da janela "Mondrian", aberta na parede dos fundos da antiga igreja, onde ficava o altar. Os vitrais originais, dispostos nos dois lados do prédio, percorrendo o que era a nave da igreja, foram mantidos; sobre eles foram abertas claraboias que não alteraram a fachada da construção, mas promovem a iluminação natural em seu interior. O lustre é Vistosi, composto por elementos de vidro desenhados em 1967, por Angelo Mangiarotti.



 Inusitado é ter vitrais sacros na cozinha: os revestimentos, muito lisos e brancos, acompanham a proposta limpa de decoração, quase etérea, que quando não é diretamente composta por metal e madeira, traz grandes áreas em elementos laminados.


Vista a partir do alto da escada do mezanino. Ao fundo, face interna da janela "Mondriaan", instalada na   parede onde ficava o altar. No mezanino há um home office aberto e com comunicação visual com o térreo. O pavimento pode receber ainda área de descanso


Os banheiros espaçosos estão no piso térreo, junto dos dormitórios; o piso é cimentício e flutuante, sob o qual se distribuiu sistemas de calefação.

 A chamada janela "Mondriaan" é o único elemento novo na fachada, e foi construída em cores próximas às dos outros vitrais (originais), sem deixar de comunicar ao público o aspecto ousado de trazer o uso residencial para dentro de uma velha igreja.

2 comentários: