quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

'Cirurgião plástico' da Volks confirma nascimento da nova Kombi


Volkswagen Bulli no Salão de Genebra de 2011: "nova Kombi" terá motor na dianteira

O Bulli surgiu pela primeira vez em março do ano passado, como conceito, durante o Salão de Genebra. Depois, em setembro, apareceu outra vez, no Salão de Frankfurt. Em Detroit, porém, não deu as caras, confirmando que deve estar se preparando para o passo fundamental: abandonar o caráter de protótipo e reaparecer pronto para ganhar as ruas.

A Volkswagen do Brasil (único país do mundo a ainda fabricar a Kombi original) não repassa qualquer informação adicional de modo oficial, mas por mais de uma vez funcionários da marca deixaram escapar algo (além do óbvio) ao apontar que a Kombi, além de ser um veículo de concepção já antiga, deve contar com novidades em breve. Além do estilo apenas utilitário do atual modelo, porém, a nova Kombi será um veículo múltiplo e muito mais integrado com a família, daí o lado simpático e multifuncional apontado por de Silva. De resto, precisa de estrutura para incluir airbags e ABS -- a atual não permite isso.


Pode soar estranho no Brasil, onde o produto ainda é vendido como (único) utilitário da marca, mas a Volkswagen europeia resolveu apresentar no Salão de Genebra um conceito que serve de releitura para a Kombi original, lançada por lá na década de 1950 e que foi chamada de Bulli na Alemanha (muitos a conheciam ainda pela sigla T1, originária de Transporter 1, código interno da fabricante para o modelo).
A releitura, chamada New Bulli Concept, traz elementos nostálgicos como o grande logo com as letras V e W em posição central, na frente do veículo, bem como a pintura que divide a carroceria com dois tons, conhecida como "saia e blusa". Mas o cheiro de naftalina para por aí.

A nova "kombosa" é um produto típico do século 21: equipada com motor elétrico de 113 cv (85 kW) e 27,5 kgfm de torque, mais bateria de íons de lítio, tem autonomia para rodar por até 300 quilômetros, com velocidade máxima de 140 km/h (limite eletrônico); seu interior tem espaço para seis passageiros, que viajam com conforto e podem controlar o sistema de entretenimento através de um Apple iPad -- agora, nada de toca-fitas ou rádio AM.


 

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